IBICT participa da 1. Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre

Reunir as comunidades brasileiras e portuguesas que desenvolvem pesquisas e   gestão de serviços relacionados ao acesso livre ao conhecimento. Este é o objetivo da 1. Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre, realizada entre os dias 25 e 26 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal.

O evento é fruto de um Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil e em Portugal em Outubro de 2009, e segue a tradição das reuniões promovidas pela Universidade do Minho em prol das discussões em torno de repositórios e revistas de acesso livre desde 2005.

Como participante brasileiro na organização do evento, o IBICT encontra-se representado pela Dra. Marisa Brashcer, coordenadora de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados e pela Dra. Bianca Amaro, coordenadora do Laboratório de Metodologia de Tratamento e Disseminação da Informação. Em suas comunicações, a Dra. Marisa e a Dra. Bianca apresentarão o panorama do acesso livre no Brasil, divulgando experiências como o fomento para a criação de repositórios institucionais,  além de tratar da cooperação entre Brasil e Portugal em ações comuns e estratégicas em prol do acesso aberto à informação científica.

A Conferência será transmitida ao vivo por meio de streamming, por meio do link:
http://streaming.uminho.pt/acessolivre.

Alternativamente, pode ser acessada também em:
http://www.scom.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=204&lang=pt-PT

Mais informações no site do evento: http://confoa2010.acessolivre.pt

Deixe um comentário