Acesso Aberto na Embrapa: lançamento da família de serviços de informação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de lançar oficialmente um conjunto de serviços de informação de acesso aberto, todos com interface trilingue (Português, Inglês e Espanhol). São eles:

  • Repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa) – É o repositório institucional da Embrapa., ou seja, lida exclusivamente com a informação científica produzida na instituição, aquela que alimenta e que resulta das atividades de pesquisa. Com o ele, a Embrapa cria vias alternativas de comunicação científica dentro da própria instituição, mas, sobretudo, com a comunidade científica mundial. O sistema, que é interoperável, nasceu com 15.219 itens armazenados (artigos de periódicos, trabalhos de congressos, notas técnicas, capítulos de livros, livros, teses e dissertações, etc).
  • Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) – Embora não seja constituído de informação científica, representa o reforço da responsabilidade social da Embrapa, onde o conhecimento produzido chega até os mais diversos segmentos da sociedade. A informação gerenciada pela Infoteca-e é aquela sobre as tecnologias desenvolvidas na instituição. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, folderes, artigos de divulgação na imprensa, programas de rádio do Prosa Rural e de televisão do Dia de Campo na TV, etc), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa. O sistema conta hoje com mais de 11.500 itens. Nessa perspectiva, a Embrapa estende os benefícios do acesso aberto para públicos não fazem parte da comunidade científica.
  • Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura) – Trata-se do primeiro provedor de serviços da área de agricultura do mundo! Trata-se de um mecanismo de busca automatizado que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto, previamente selecionados. Essa interface reúne informações sobre agricultura e áreas afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais. Hoje, o Sabiia indexa mais de 191.000 de registros de 115 provedores de dados, permitindo o acesso a documentos como livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, folhetos, teses, anais de eventos, entre outros.
Todos esses sistemas são mantidos pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas, que é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e pelo Laboratório de Software Livre, que faz parte da Embrapa Informática Agropecuária. Tais serviços constituem os principais resultados do projeto “Acesso Aberto na Embrapa”, financiado pela própria instituição de pesquisa.

Com informações do  Prof. Fernando César Lima Leite, da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s