FURG registra o primeiro mandato de acesso livre brasileiro

Um importante passo foi dado por uma universidade brasileira rumo a inclusão do país no rol das iniciativas internacionais de acesso livre.

A Resolução Nº 005/2010, publicada em abril de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), aprova oficialmente a Política Institucional de Informação da Universidade, que tem por finalidade estimular, manter e garantir o acesso da produção intelectual da FURG por meio de seu repositório institucional de acesso aberto.

Assim, torna-se mandatório que “toda a produção intelectual da Universidade Federal do Rio Grande deverá ser divulgada por meio impresso e/ou eletrônico”, observando o uso de padrões e protocolos de integração, em especial aqueles definidos no modelo acesso aberto.

Com a inclusão deste documento, foi ultrapassada a marca dos 200 mandatos registrados no ROARMAP (Registry of Open Access Repository Material Archiving Policies), diretório que reúne todas as políticas dos repositórios institucionaisde acesso aberto no mundo.

Clique aqui para ter acesso o mandato que institui a Política Institucional de Informação da Universidade Federal do Rio Grande, registrado no ROARMAP pela Dra. Angélica Conceição Dias Miranda, responsável pelo projeto do repositório institucional.

Com informações do Blog do Kuramoto e do blog Open Access Archivangelism, de Stevan Harnard

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s