Meu perfil

Este blog será mantido por diverssos colaboradores, em especial, os representantes das instituições que estão desenvolvendo os seus repositórios institucionais.

Anúncios

33 responses to “Meu perfil

  1. Parabéns pelo blog Dr. Hélio. Sou leitor assíduo.
    Joel
    Rondonópolis-MT

  2. Parabéns professor pelo Blog, atuo na área de desenvolvimento web dentro da Universidade Estadual de Goiás, e estou me informando cada dia mais com este blog.

  3. DÉCIO FREGONESI

    Caro Hélio, sou Diretor de Informática da UNESP – Universidade Estadual Paulista e gostaria de desenvolver minha tese de mestrado, na Ciencia da Informação, na Unesp de Marilia sobre o uso de seu software. Posso usar livremente para estudos e aplicações? Como devo entrar em contato com você.
    Agradeço sua atenção.

  4. Parabéns doutor Hélio!!! homem inteligente e muito sensível.Grande abraço.Cristina

  5. Caro Kuramoto,
    encontrei esta notícia abaixo sobre a adoção do padrão ODF de arquivos abertos pelo governo do Paraná.
    A lei estadual é de 18 de dezembro de 2007.
    abraços
    Leandro Marshall
    Mais informações no site
    http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=2331

    Geral : Publicação Oficial da Lei 15.742 – ODF OpenDocument Format ISO 26.300, primeira do Brasil

    Súmula: Dispõe que os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

    A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1o. Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

    Art. 2o. Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
    I – possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
    II – permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties;
    III – podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia;

    Art. 3o. Os entes, mencionados no art. 1o desta lei, deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document format – ODF).

    Art. 4o. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

    PALÁCIO DO GOVERNO EM CURITIBA, em 18 de dezembro de 2007.

    Roberto Requião – Governador do Estado
    Nizan Pereira Almeida – Secretário para Assuntos Estratégicos
    Rafael Iatauro – Chefe da Casa Civil

  6. Prezado Dr. Hélio,

    Gostaria de trocar informações a respeito de eventos que a BIREME/OPAS/OMS, em parceiria com outras instituições, organiza para disponibilizar atualização à profissionais de Ciências da Saúde.

    Aguardo Contato.

    Obrigada.

    Milca Tavares
    Unidade de Comunicação
    BIREME/OPAS/OMS

  7. Parabéns meu amigo!!
    Foi mto bom saber q ñ me enganei a seu respeito.
    Acabei de constatar !…
    Vc realmente eh um homem inteligente e sensivel!..
    acaba de ganhar mais uma fã.

  8. Oi Kuramoto,

    Parabéns pelo Blog. Muito informativo. Gostaria de saber como anda a atualização do Tesauro Ciência da Informação do IBICT. Tem novidades?
    Abraço,

  9. Professor,

    Sou aluno de mestrado da professora Gercina Lima na UFMG.

    Procurando informações pertinentes a uma parte de meu trabalho, encontrei seu artigo “Sintagmas Nominais: uma Nova Proposta para a Recuperação de Informação”, onde o sr. descreve parte de sua experiência bem sucessida com a abordagem dos sintagmas.

    Gostaria de ter acesso à sua tese. O sr. publicou o documento em formato eletrônico pela web?

    E, se pudesse me responder uma questão: o sr. hoje já vislumbra a implementação da extração dos sintagmas nominais de forma automatizada? Temos notícia hoje de ferramentas para tal tarefa?

    Att,

  10. Professor,

    Sou aluno de mestrado da professora Gercina Lima na UFMG.

    Procurando informações pertinentes a uma parte de meu trabalho, encontrei seu artigo “Sintagmas Nominais: uma Nova Proposta para a Recuperação de Informação”, onde o sr. descreve parte de sua experiência bem sucessida com a abordagem dos sintagmas.

    Gostaria de ter acesso à sua tese. O sr. publicou o documento em formato eletrônico pela web?

    E, se pudesse me responder uma questão: o sr. hoje já vislumbra a implementação da extração dos sintagmas nominais de forma automatizada? Temos notícia hoje de ferramentas para tal tarefa?

    Att,

  11. David Francisco Turnes

    Favor informar como adquirir a obra: Helio Kuramoto. Biblioteca Digital
    Aguardo
    David

  12. Soraya Waltrick

    Bom dia Kuramoto,

    Sou mestranda do PPGCIN/UFSC e estou pesquisando a respeito do acesso aberto a informação.

    Em pesquisas anteriores havia localizado o “Manifesto Brasileiro de apoio ao Acesso Livre à Informação Científica” na página do IBICT (link http://www.ibict.br/openaccess/arquivos/manifesto.htm , atualmente este link está indisponível). Há alguns meses percebi que na página do IBICT não há documentos em relação ao item Programas:”Acesso Livre à Informação Científica”. O IBICT não diponibilizará mas nenhum item a respeito desse programa?

    Em pesquisa ao Google acabei por localizá-lo na página do Ministério da Ciência e Tecnologia, disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/53919.html .

    Kuramoto, gostaria de saber se você poderia me informar a data (ano) em que este documento foi eleborado, e também dados em relação a sua autoria. O “Manifesto Brasileiro de apoio ao Acesso Livre à Informação Científica” fica sobre responsabilidade do MCT e não mais do IBICT?

    Desde já agradeço sua atenção por responder-me.

    Atenciosamente,

    Soraya

  13. Soraya Waltrick

    Bom dia Kuramoto,

    Obrigada por sua pronta e esclarecedora resposta.

    Kuramoto, gostaria de localizar em seu blog um texto que li há um tempo atrás a respeito da distinção entre as expressões “acesso aberto” e “acesso livre”. Em pesquisa ao seu bolg não consegui localizá-lo.

    Ficaria muitíssimo agradecida se vc pudesse indicar-me o seu comentário sobre essa temática e tb, se possível, outros conteúdos com esse foco.

    Abs,

    Soraya

  14. Maikon Linhas

    Ola Dr. Kuramoto, gostaria de saber se o Sr tem o livro “BIBLIOTECAS DIGITAIS: SABERES E PRATICAS” pois não estou encontrando em lugar nenhum para comprar.

  15. Lázara Selma

    Hélio,

    Seu Blog, não é só informativo, mas é também um estímulo para os que se iniciam nas pesquisas relacionadas às Ciências da Informação e da Comunicação. A divulgação de seu trabalho e de suas pesquisas certamente abrirá sempre um leque de novos conhecimentos, que contribuirão para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, portanto, de fundamental importância.
    Aqui você não só demonstra o quanto gosta do que faz, como também, inteligência, experiência, competência, organização e dedicação. O Brasil precisa cada vez mais de profissionais sérios e responsáveis como você. Parabéns, meu amigo! Estarei torcendo para que o seu trabalho seja cada vez mais reconhecido e valorizado!

    Conte com o meu apoio.

    Lázara Selma.

  16. Hélio,
    Parabéns!!!.
    Seu Blog demonstra com transparência seu respeito aos veteranos; e sua generosidade, sensibilidade e dedicação para com os que estão iniciando nesta área, pelo valor das informações nele contidas.
    Merecidamente creio nas suas conquistas e vitórias.
    Mais uma vez você saiu de Brasília para divulgar seu trabalho… Sucesso!!!.
    Grande Abraço.

  17. Professor Kuramoto
    Assisti sua palestra ontem na biblioteca ancional sobre biblioteca digital e não estou encontrando aqui no seu blog o arquivo.
    at
    Luciana

  18. Davis Victor Feitosa de Oliveira

    Bom dia Sr. Hélio Kuramoto,
    Gostaria de por lhe enviar um convite para que você possa participar em um painel no IX Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, painel esse organizado pelo SERPRO.O email que me forneceram de seu contato infelizmente não existe.
    Atenciosamente,
    Davis Victor Feitosa de Oliveira
    Vice-Coordenador do Comitê Regional de Software Livre – SERPRO

  19. PARABÉNS
    PELO SEU BLOG!!

  20. Ola,

    Sou graduanda em biblioteconomia e queria saber onde acho mais detalhes falando sobre, a taxa de silêncio que o senhor mensiona no seu artigo. Sintagmas nominais: uma nova abordagem no processo de indexação.

  21. Fátima Almeida

    Bom dia Sr. Kuramoto,
    gostaria de saber alguma notícia sobre o CIPECC 2010, pois gostaria muito de participar…
    Obrigada!

  22. Sugiro que as instituições que já tenham sua política pronta, aprovada ou não, a disponibilizem para disseminação do conhecimento

  23. Daniela Spudeit

    Bom dia,
    Gostaria de saber se o governo federal possui alguma verba destinada a implementação de repositórios em instituições de ensino privadas no Brasil. No SNBU teve um debate sobre esse assunto, através do IBICT, foi falado no edital 003/2009 da FINEP, porém não ficou claro se esses recursos financeiros podem ser uados por universidades privadas para implementar essa política de acesso aberto.
    Aguardo,
    Daniela Spudeit
    CRB 14/791

    • Prezado Denilson,

      somente agora vi os seus comentários. Que eu saiba os recursos para apoio ao desenvolvimento de repositórios institucionais destinam-se basicamente a instituições públicas, de toda a forma, solicito entrar em contato com o IBICT por meio dos seguintes emails: bianca@ibict.br ou marisa@ibict.br.

      Um abraço.
      Helio Kuramoto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s